About Me

domingo, 28 de março de 2010

Rio!

Nossa... eu passei o final de semana todo adiantando os trabalhos da facul. Nesse período a matéria que eu mais gosto é Geo do Rio de Janeiro. Eu sempre soube que não conheço o estado, tampouco a cidade, que moro... mas não sabia que era tanto assim.




Garoto de Ipanema

Antonio Carlos Brasileiro Jobim foi um dos maiores compositores brasileiros. Considerado um dos criadores da Bossa Nova, ao lado de João Gilberto e Vinícius de Moraes, nasceu na Tijuca, em 1927, e mudou-se ainda pequeno para Ipanema, onde foi criado. É autor de uma das canções mais famosas do mundo, Garota de Ipanema, escrita em parceria com Vinícius de Moraes em 1963, além de centenas de canções imortalizadas por intérpretes como Elis Regina e Miúcha, entre outros. Tom Jobim faleceu em 1994, em Nova York.

Na música, Samba do Avião, Jobim descreve a chegada por via aérea à sua amada cidade e canta aspectos de sua paisagem natural e humana. Confira a letra da música:

Minha alma canta,

Vejo o Rio de Janeiro,

Estou morrendo de saudade.

Rio, teu mar, praias sem fim,

Rio, você foi feito pra mim.

Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.

Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você,

A morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.

Rio de sol, de céu, de mar,

Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão

Este samba é só porque,

Rio, eu gosto de você,

A morena vai sambar,

Seu corpo todo balançar.

Aperte o cinto, vamos chegar,

Água brilhando, olha a pista chegando,

E vamos nós.







http://www.youtube.com/watch?v=aK-k0SstIJQ&feature=player_embedded