Há muito tempo eu não escrevo sobre como eu realmente me sinto. Mas depois de tanto sem mostrar, hoje eu tenho um motivo pra escrever sobre o que se passa no meu coração. E infelizmente não é felicidade, nem dor... pq ela já passou. E sim um vazio... O pq disso? Pra muitos pode ser bobeira. Mas no domingo, dia 16 de maio, eu perdi o músico que me fez sentir, como nenhuma outra banda, o Heavy Metal. Uma vertente que eu quase não dava atenção. Sempre preferi o hard... Mas nunca vou esquecer quando eu escutei o Heaven and Hell pela primeira vez. E algum tempo depois, o Holy Diver, que se tornou meu álbum preferido, junto com o Last in line e Dream Evil. O que mais me chamou atenção foi a voz arrepiadora que ele tinha. Tocou com minha alma com poucas pessoas que convivem comigo conseguem. Incrível o poder da música, não? Sempre tem aquelas músicas que te fazem lembrar de pessoas e situações. Mas a música do Dio não era pra ninguém, apenas pra mim. Para o meu íntimo. Elf, Rainbow, Sabbath, Dio e algumas músicas do “Ronnie and the Red Caps” sempre foram um conhecimento muito limitado a tudo que esse cantor já fez. E eu sei que eu ainda tinha muito que descobri sobre a carreira dele. E em breve quero ter tudo, ou quase tudo, dele.
Antes dele morrer, na mesma semana, eu estava mandando uns vídeos do Rainbow fase Dio para o Vinicius. E falei que estava muito preocupada, pois a turnê do Heaven and Hell tinha sido cancelada, e que é difícil pra um cara de 67 anos fazer quimioterapia. Mas eu tinha tanta esperança sabe? Tinha esperança de poder ir a outro show. Ficava chateada por nunca ter ido a um show dele na carreira solo. Mas nada disso no fundo me importava muito, o que importava era que ele saísse daquela.
O Dio tem vários motivos pra ser admirado. Um dos poucos cantores que não você quase não percebia a diferença entre um ao vivo ou de estúdio. Quantos cantores tem o vocal rasgado, limpo como o Dio tinha? O inventor dos chifrinhos feitos com a mão (\,,/). Além das qualidades musicais, sempre foi um cara humilde, sem ataques de estrelismo, mesmo sendo um Deus, sendo um dos cantores mais importantes do Heavy Metal. Mesmo sendo querido e admirado pelo mundo todo. Tudo que eu já vi do Dio, ele sempre pareceu ser um cara carismático e doce. E chamo atenção pra uma coisa que eu tinha incomum com ele: o signo, rs. Sempre simpático, nunca vi um vídeo, uma entrevista, em que ele não estivesse com aquele sorrisinho cativante. Um pequeno grande homem que ganhou meu coração, de verdade. Pra mim ele sempre foi lindo, pq ele cativou em mim coisas que pessoas que convivem comigo não cativaram. Alguns amigos já associam a palavra DIO a mim, rs...
Lembro que em Janeiro de 2009, fiquei sabendo do show do Heaven and Hell, eu parei minhas tentativas de conseguir a pista Premium do Maiden, pra ir aos shows das bandas que tem mais história na minha vida. E ainda bem que fiz isso... Se eu perdesse um desses shows, ou se eu não fosse ao Heaven and Hell e não sentisse a energia de um cara de 67, cantando como se estivesse com 20, eu não me perdoaria.
Eu me lembro o quanto eu aguardei ansiosamente por esse show: Eu ia ver o DIO. O Iommi!! (lembrando que o Dio sempre ganhou no fator simpatia do Iommi, mas eu o admiro pra caralho, é meu guitar hero!)
No show, eu senti algo que eu até hoje não sei identificar. Chorei com as músicas Children of the sea e Neon Knights. E quando tocou um pedaço da Country Girl, eu pirei. Afinal, é uma dos meus apelidos.
Quando eu li a notícia sobre seu falecimento eu não conseguia fazer outra coisa, só chorar feito uma criança. Eu sabia que eu iria sentir quando ele morresse, mas não sabia que seria tanto. Pra muitos pode ser bobeira, mas se alguém tem um músico que mais tocou seu coração e sua alma do que muitas pessoas que você convive, irá entender. As músicas do Dio marcaram muito minha vida. Como eu disse, a dor que eu senti nos primeiros dias já passaram. Mas ouvir as músicas dele está sendo uma espécie de tortura... pq eu sinto um vazio e uma tristeza enorme. Fico numa fossa de dar gosto... Mas em outras horas que as próprias músicas preenchem esse vazio... É estranho. Não entendo e nem sei explicar o que eu sinto.
Na internet todos se mobilizaram. Fãs e não-fãs. Pq a fama do Dio de boa praça todos conhecem.
Vocês acham que vão encontrar algum cantor como o Dio? Pra mim, igual a ele ou parecido não existe.
Eu realmente estava arrasada. Sem vontade de fazer nada. Nem quis ir mais ao Open Bar, nem sair muito. Agora estou começando a criar mais ânimo. Passei um final de semana maravilhoso... Mas hoje, eu arrisquei escutar as músicas do Holy Diver Live e tive a mesma sensação de vazio. Será sempre assim? L O que eu quero agora é poder ler uma matéria, ver um vídeo, escutar uma música dele e não sentir aquela tristeza.
Eu não sei o quanto fã eu sou do Dio, não sei medir essas coisas. Mas sei que ele ocupou (e ocupa) uma parte bem importante no meu coração. Meu ídolo querido e amado que levarei pra sempre!
Descanse em paz, Ronnie James Dio.
Sua música nos acompanhará pra sempre.